O Blog oficial dos Pioneiros do Agrupamento 408 de Santa Marinha

.posts recentes

. Alteração (muito importan...

. Actividade (IMPORTANTE)

. Local da actividade

. Actividade de apresentaçã...

. FESCUT

. Reunião de dia 24 de Outu...

. ...

. Modelo da tabela para a p...

. Pontuação e Criterios

. Novo Ano

.arquivos

Quinta-feira, 27 de Março de 2008

Como preparar um empreendimento

Não vale copiar é apenas para servir de "guião"

 

Como preparar um empreendimento

1º Lugar: Definir objectivo geral de todo o empreendimento;

2º Lugar: Escolher/criar um imaginário que enquadre de alguma forma o objectivo geral e que consiga unir o grupo à volta do objectivo com tema e lema e herói;

3º Lugar: Escolher simbologia e mística para o empreendimento;

4º Lugar: Definir os tempos de duração do empreendimento;

5º Lugar: Definição de objectivos claros e finalidades;

6º Lugar: Escolha de actividades até à grande festa e que estejam relacionadas com o imaginário; preferencialmente os locais das mesmas e o seu enquadramento no empreendimento;

7º Lugar: Necessidades especiais para a boa realização do empreendimento;

8º Lugar: Preparação da apresentação (propaganda) do empreendimento da tua equipa; 

 

Exemplos concretos

Objectivo geral

Este objectivo deve de ser o grande objectivo do trabalho a desenvolver durante todo o empreendimento. Tanto pode ser técnico, de sensibilização, de serviço, físico, etc.

O escolhido para o empreendimento que te vamos apresentar vai ser o seguinte:

“Saber o meu papel enquanto escuteiro num mundo cada vez mais global”

Imaginário

É à volta da “história “ que vais criar, que todo o empreendimento se vai desenrolar. Os bons imaginários têm sempre os bons e os maus tal como qualquer boa história.

O imaginário escolhido por nós:

Tema : conhecer o mundo pelos olhos de dalai lama

Lema : ser escuteiro na aldeia global

Herói : Dalai Lama

Nasceu em 6 de Julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.

Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.

Um Bodhisattva (Dalai Lama) é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.

Mas nem tudo correu como o esperado e a china com os seus idiais imperiais não deixou por muito tempo em paz um povo que só deseja paz e harmonia com a natureza.

Na sua invasão, a china teve imensos problemas pois o povo tibetano não respondia a ataques provocações ou ofensas tanto corporais como pessoais não permitido a china justificar, perante o mundo os massacres e ocupação de um país sobrano.

Dalai Lama resistiu sem reagir violentamente e sem fugir ao problema mas, apercebendo-se que a sua atitude era  entendida como uma provocação para a china, exilou-se para desta forma pode permitir alguma paz ao seu povo.

Dalai lama ganhou entre muitos  prémios e condecorações um prémio Nobel da paz, prémio esse, atribuído pela sua capacidade de gestão de um conflito pelas palavras e nunca pelos actos.

Dalai Lama enquanto homem é um exemplo a seguir para nós escuteiros pela sua capacidade de oferecer a outra face, promovendo sempre a paz e a igualdade dos povos de todo o mundo.

Para Dalai Lama o mundo é uma família onde todos nos devemos dar bem.

Hoje Dalai Lama é exemplo tanto de bondade, preserverança e sapiência como de inteligência e interculturalidade.

As suas visitas a qualquer país arrastam multidões para ouvir as suas palestras.

Dalai Lama é para nós enquanto escuteiros exemplo de lei e princípios, sempre fiel e que foi sempre fiel à sua  promessa.

Eis o nosso imaginário

O imaginário

Um grupo de escuteiros saiu da sua sede à descoberta do seu papel enquanto escuteiro neste mundo global e com a ideia de conhecer a cultura tibetana e o seu líder espiritual.

Chegados ao Tibete, o conhecimento cultural daquele povo foi a sua principal preocupação deparando-se com um povo pacífico, bondoso e humilde.

O encontro com Dalai Lama não tardou e ouvindo as suas palavras logo perceberem que afinal Dalai Lama vivia sobre os ideais do escutismo declarando-os seu guia nas missões que lhes fossem confiadas.

Contudo e como os tempos eram conturbados, tanto os escuteiros com Dalai Lama tiveram de se exilar percorrendo um longo percurso até um país vizinho e amigo. Foram noites e noites a ouvir aquele mestre apreendendo os seus ensinamentos onde todos fazemos parte de uma grande família global.

Chegados à índia, foi dada uma missão a cada um de nós. Devíamos seguir para os 4 cantos do mundo, ter a inteligência de compreender as suas culturas e dificuldades procurando sempre que o ideal de família global fosse vivido em paz e harmonia.

Simbologia:

Os símbolos são a parte física do que sentes, desejas, ou pretendes alcançar

Nós só escolhemos um

Pano branco – Dalai Lama veste predominantemente de branco. O branco é significado de pureza nos pensamentos palavras e acções; também é  luz reflectindo a luz do sol e alegrando muitos corações. O branco significa paz a paz que o mundo tanto precisa.

Objectivos e finalidades do empreendimento:

Aqui deves expor a finalidades e objectivos que pretendes para o teu empreendimento e não te deves preocupar com a parte pedagógica (sistema de progresso, etc) isso compete à equipa de animação no enriquecimento do teu projecto.

Conhecimento de novas culturas

Interiorizar os ideais de Dalai Lama 

Ser conhecedor dos grandes problemas do mundo e também sentir que podemos ser parte da solução

Compreender a expressão homem novo num mundo novo

Duração do empreendimento:

É muito importante saber quando é o final de um percurso para desta forma poderes gerir forças e tempo.

Até Agosto (acampamento de verão)

Actividades:

As actividades que escolheres devem estar relacionadas com o imaginário criado como podes verificar em baixo.

A chegada ao Tibete. (acantonamento na sede baseado na cultura tibetana onde será elaborado o painel de empreendimento (tubos)

Os ensinamentos (acampamento no alto de uma serra onde iremos trabalhar alguns textos escritos por Dalai Lama e conhecer a sua vida; Local onde vamos escrever uma carta dirigida a ele, questionando-o sobre as dificuldades que encontramos em por em pratica os seus ideais)

O exílio (raid sobrevivência onde teremos de prestar provas para conseguirmos alimentos e local de pernoita)

A missão (acampamento de verão onde em cada dia vamos viver as culturas/dificuldades e procurar soluções para os problemas de cada continente) no ultimo dia será deixado para elaboração de uma carta aberta, onde será expressa qual a nossa posição/atitude enquanto escuteiros neste mundo global.

Todos os sábados será lido e analisado um pequeno trecho de um texto de Dalai Lama sobre o mundo em que vivemos, para desta forma podermos compreender melhor o que devemos ser enquanto escuteiros neste mundo global .

Necessidades ou outros.

Criação de equipas (comissão técnicas para preparação das actividades)

Realização de plano de actividades com datas e responsáveis pelas tarefas (no painel de empreendimento)

Apresentação ao grupo (estratégia)

De certeza que já viste como funcionam a eleições. Desde frases apelativas a correspondência direccionada passando por comícios tudo vale quando se trata de convencer que o meu é melhor que o teu.

Nós escolhemos fazer assim

Duas semanas antes da apresentação do empreendimento, vamos criar um blogue onde vamos dar um “cheirinho” do empreendimento da minha equipa, com a obrigatoriedade de ir actualizando todos os dias com mais informações. Neste blogue vai existir também um espaço onde todos os elementos do grupo podem opinar e deixar sugestões para desta forma sentirem alguma simbiose com o empreendimento mesmo não sendo o da equipa deles. É importante também convidar pessoas de fora do grupo a comentarem e darem a sua opinião.

Uma semana antes a minha equipa vai apresentar via correio electrónico o imaginário do empreendimento a todo o grupo e elaborar um cartaz para afixar na sede com o apelo ao voto no meu empreendimento.

Vamos fazer uns brindes (por ex. autocolantes) para colocar na lapela do meu casaco e assim lembrar aos elementos da outra equipa qual o empreendimento que devem de escolher.

No dia (logo de manhã) da apresentação/votação vou entregar a todos os elementos do grupo um desdobrável com a explicação de todo o empreendimento e também a razão pelo que devem votar no nosso.

A apresentação do empreendimento da minha equipa vai ser feita de 3 formas:

A primeira, em power point servirá de guia a toda a apresentação

A segunda será uma encenação do imaginário

E por fim uma canção do empreendimento que será distribuída a todos antes do inicio da apresentação da mesma, para desta forma todos poderem já sentir o nosso empreendimento como se fosse um bocadinho seu.

 

publicado por Equipa de Animação às 20:30
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
15
16
17
21
22
23
24
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

.Equipas Pio 40 2009/2010

http://equipabobmarley .blogs.sapo.pt/ ********** http://nelson-mandela .blogs.sapo.pt/ ********** http://equipavascodagama .blogs.sapo.pt/
Contador de acessos
Contador de acessos
blogs SAPO

.subscrever feeds